MST E ESPECIALISTAS PEDEM APOIO AO PAPA PARA O FIM DOS TRANSGÊNICOS NO BRASIL




O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) enviou abaixo-assinado, em parceria com especialistas em biogenética, para o Vaticano pedindo o apoio do papa Francisco para a proibição do cultivo e produção de sementes transgênicas no Brasil. O documento foi apresentado ontem (6) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e encaminhado para o Vaticano. Reportagem sobre o tema foi ao ar na edição de ontem do Seu Jornal, da TVT.

Rubens Onofre Nodari, especialista em biossegurança e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou da elaboração do documento e explicou que o texto menciona os resultados de várias pesquisas mundiais apontando os efeitos danosos dos transgênicos para a saúde humano e o meio ambiente. "No âmbito público, o debate sobre transgênicos se tornou muito restrito. Se conseguirmos que a Igreja (Católica) se envolva, quem sabe possamos sensibilizar outros setores da sociedade."

O professor da USFC afirma que segundo pesquisa realizada pela universidade, 10% dos pequenos agricultores brasileiros não sabem se as sementes que plantam são alteradas ou não. Nodari lembra que há uma prática milenar entre os agricultores de troca de sementes e isso propicia a disseminação dos transgênicos.




Nos estudos, os danos causados pelo consumo de alimentos geneticamente modificados incluem a resistência a antibióticos, propensão ao surgimento de novos vírus e bactérias, ou ainda de mutações que podem causar o câncer. Segundo João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, o documento deve ser utilizado como subsídio não só para a comunidade científica, mas por todos que se interessam pelo tema.
O integrante da direção nacional do MST acrescenta que há várias razões pelas quais movimentos sociais ligados à agricultura se opõem aos transgênicos. "Os transgênicos permitem que as empresas se apropriem das sementes, que são um patrimônio da humanidade", considera.

O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, afirma que o papa tem interesse pelo tema. "Nós sabemos que ele realmente estuda os documentos, ele se debruça e procura depois também ouvir muito e tomar a suas decisões", diz.

Com informações da Agência Brasil
Fonte:Brasil de Fato 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA